Tavares da Gaita

 

mp3 - Sanfona de Boca

para salvar as músicas no seu computador, clique com o botão direito, depois em "salvar destino como"...

 

Clique e assista um vídeo com Tavares da Gaita

 

 

        Gaitista. Compositor. Percussionista. Desenhista.

        Trabalhou como alfaiate, sapateiro e marceneiro, mas teve contato com isntrumentos musicais desde criança. Viveu a infância em sua cidade natal, fixando-se em Caruaru a partir de 1957.

        Começou a construir e criar seus instrumentos em 1982. Em 2003, foi escolhido pela Fundação de Cultura em Caruaru como homenageado da cidade, na festa de São João.

 

        Ficou conhecido como Tavares da Gaita nos anos 1970, após encontrar um "realejo" numa gaveta. Tornando-se um virtuose no instrumento, inventou uma maneira de tocar a gaita invertida de modo que ela soasse como uma sanfona, tocando de diversas maneiras. Trabalhou como sonoplasta em uma companhia de teatro mambembe e criou vários instrumentos para a função. Intensificou suas atividades de construtor de instrumentos depois de participar do projeto Mambembe. Continuou fabricando-os por muito tempo e vendendo-os inclusive para o exterior.

        Utilizando material diversificado como quenga de coco, bambu, madeiras, cabaças, e até mesmo cano de PVC, cria instrumentos que nomeia como pau-pandeiro reco-reco, acoquê, maraca apito e outros. Costuma reproduzir com o apito o canto do galo de campina ou de um sabiá. Como jazzista nato da cultura popular cria, de improviso, xotes, valsas, boleros, frevos, o que pedirem.Tem uma coleção de mais de 200 instrumentos de percussão. Seus instrumentos frequentemente merecem atenção de músicos, pesquisadores ou admiradores de sua arte, que os compram. Elé é considerado um dos patrimônios vivos de Pernambuco. Mantém em sua casa um livro com mais de 1500 assinaturas e declarações - deixadas pelos que vão conhecer sua criações e sua música.

        Em 1997, o diretor cinematogáfico Roberto Berliner lançou o documentário "Tavares da Gaita", um curtametragem colorido, de 3min, em que apresenta diversas informações sobre o instrumentista, através de imagens, acompanhadas da fala do próprio gaiteiro.

        O filme ganhou o prêmio Sol de Prata no Rio Cine 1997 e Menção Especial do Juri no Mostra Internacional do Filme Etnográfico/RJ 1998. O filme contou com co-produção da TvZero e TVE Brasil. Gravou um CD nos Estados Unidos com quinze composições próprias. Nesse CD, toca gaita, percussão, ganzá, reco-reco, triângulo e diversos instrumentos que confecciona. Ainda nos Estados Unidos, participou, como homenageado, com a música "Tocando sem dedos", de um CD do percussionista Naná Vasconcelos, seu grande admirador e que utiliza instrumentos confeccionados por Tavares em seu shows e gravações.

        Em 2003, gravou com o bluseiro carioca Jeferson Gonçalves o CD "Sanfonas de Boca", lançado no ano seguinte. Em 2004, participou do CD "Gréia", o primeiro disco solo de Jeferson Gonçalves que contou ainda com as participações de Airto Moreira, Peter Madcat Ruth, Jamie Wood, Johnny Rover, Norton Buffalo, Zé da Flauta e Carlos Malta, entre outros.

 


Fonte: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira - www.dicionariompb.com.br

 

© Luciano Queiroz - Todos os Direitos Reservados

Melhor Visualizado na configuração 1024 x 768 píxels