LUCIANO QUEIROZ - VIOLA DE LUA

O PROJETOOS MÚSICOS REPERTÓRIOVÍDEOSMÍDIA


       

        Este é um projeto que, de certa forma, não foi  premeditado. Nasceu naturalmente a partir da vivência do artesão e violeiro paulista Luciano Queiroz. Descendente direto do nordeste brasileiro, com pai e avós paraibanos, falando "arrastado", nasceu e cresceu aprendendo a viver a cultura nordestina em toda sua riqueza e plenitude.

        Por força do destino nasceu paulista e aprendeu a tocar e fabricar a viola caipira, mergulhando fundo no universo chamado caipira. E sempre acreditou que apesar das diferenças regionais entre o caipira paulista e o sertanejo nordestino, os dois são na realidade um só! O homem que mesmo vivendo na cidade é extremamente ligado à terra, à cultura regional e aos costumes rurais. Que acredita nos mitos brasileiros como o Saci e o Curupira, que toca e canta a sua gente, que festeja sua religião através da música, que respeita os valores e os bons costumes.

        Mas foi somente em janeiro de 2011, numa viagem ao interior do nordeste paraibano, na cidade de Catolé do Rocha, que o projeto começa a ganhar vida. Na ocasião pôde ver e viver a origem nordestina de sua família como nunca pudera imaginar. Visitou a casa onde seu avô nasceu, a casa construída por seu bisavô "Neco Queté" aonde nasceu uma de suas tias, a casa onde nasceu seu pai, a casa que seus avós construíram com as próprias mãos para poder morar depois que se casaram e tantas outras coisas nas andanças pelo pé da Serra da Rajada. Tudo isso abriu caminho e lhe deu forças pra pensar e organizar um trabalho talvez inédito na viola caipira, de interpretar clássicos nordestinos num instrumento que já pertenceu a todo o Brasil mas que hoje é quase extinto no nordeste, a não ser pelas mãos de alguns cantadores repentistas que ainda utilizam a viola caipira ao invés do violão.

        Em 2012, com a ajuda de alguns amigos como Marcos Azevedo, Pitikka Ávila, Levi Ramiro, Donisete Juvino e Suzzi Queiroz, pôde finalmente começar a colocar essa idéia em prática.

        Gravado em 2012, com lançamento em julho de 2013, o disco "Viola de Lua" vem homenagear um dos maiores artistas brasileiros, conhecido no mundo todo por cantar a sua terra e a sua gente, Luiz "Lua" Gonzaga!

        Uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e aos 85 anos de Geraldo Queiroz, o homem que teve uma história como a de tantos outros nordestinos cantados por Gonzaga, e que dá a herança cultural nordestina ao seu neto Luciano Queiroz.

 

 

© Luciano Queiroz - Todos os Direitos Reservados

Melhor Visualizado na configuração 1024 x 768 píxels